Objetivo do trabalho: A criação de algumas formas e entender como a luz trabalha as formas e as sombras, como entender a luz fria e quente e como ela se comporta sobre a face dos objetos.
Grupo: Individual
LUZ, FORMAS E SOMBRAS
Material de criação: Papel duplex, cola e estilete.
Material da composição: Luz fria obtida de uma lanterna de Led de 2000 lumes e textura inferior de um capacho de porta.
Câmera Fotográfica: Nikon D90, abertura f/4.5, exposição 1/50s, ISO 200, distância do objeto 450mm
Edição e pós produção: Photoshop CS5 para limpeza de sujeiras de cola na hora da criação do material.
Analise da luz: A luz fria deixa todo o material mais claro, chegando a estourar as faces, perdendo um pouco a forma e textura das paredes, fazendo com que a luz reflita para o outro ambiente, assim iluminando áreas que a luz não alcança. Por estar na altura do chão, ela deixa um rastro claro até chegar na paredes das formas, dando um aspecto sombrio e escurecendo as outras partes que ela não alcança.
Analise da sombra: Com a iluminação fria e forte vindo do nível do chão, sua iluminação rebate de parede em parede, as sombras que estão espelhadas em outras paredes diminui com esse efeito de reflexo deixando um aspecto uniforme e suave, apenas mudando levemente a cor das faces, e nos pontos aonde existe uma distância da borda da iluminação com a face de outra forma geométrica ela cria uma sombra bem definida e seca, tendo perfeita distinção do início e fim da sombra.
Material de criação: Papel duplex, cola e estilete.
Material da composição: Luz quente obtida por uma lâmpada de 60 velas envolta em uma cúpula metálica prata e textura inferior de um capacho de porta.
Câmera Fotográfica: Nikon D90, abertura f/6.3, exposição 1/160s, ISO 200, distância do objeto 450mm
Edição e pós produção: Photoshop CS5 para limpeza de sujeiras de cola na hora da criação do material.
Analise da luz: A iluminação quente vinda do lado superior esquerdo, dá uma sensação suave, viva, e quente ao objeto, dando um impressão acolhedora a composição. A Luz quente não estoura as formas como a fria, dando para ver cada curva e imperfeição de acabamento, mas mesmo assim, sendo mais agradável de se ver que a luz fria. Ela não da definição no todo de onde inicia ou termina.
Analise da sombra: As sombras criadas nessa composição são suaves e definidas, com um leve degrade de início e rápida mudança, mas mesmo assim sem percepção de transição, chegando a ficar esfumaçada em seu trajeto. A posição da luz deixa nítido os detalhes suaves das áreas da sombra, apenas tendo sua magnitude maior no último objeto que está mais distante da origem da luz, mas mesmo assim dá para ver a forma geométrica na penumbra da sombra.
Material de criação: Papel duplex, cola e estilete.
Material da composição: Luz quente obtida por uma lâmpada de 60 velas envolta em uma cúpula metálica prata, Luz fria obtida de uma lanterna de Led de 2000 lumes e textura inferior de um capacho de porta.
Câmera Fotográfica: Nikon D90, abertura f/4.2, exposição 1/30s, ISO 560, distância do objeto 450mm
Edição e pós produção: Photoshop CS5 para limpeza de sujeiras de cola na hora da criação do material.
Analise da luz: Luz quente vinda do lado esquerdo superior, dando uma sensação quente e acolhedora sobre a face superior das formas geométricas, e foco definido e próximo de um ponto frio de luz deixando claro sua presença ali na criação, sem ser modesto ou discreto, o ponto defini seu contorno claro e definido, inverso da luz quente, chegando a impressão do azulado em sua composição.
Analise da sombra: A luz quente por ter sua distância maior, deixa a sombra mais uniforme e suave, já a luz fria em seu ponto definido de foco próximo, deixa a sombra bem delimitada e seca, Podemos analisar as duas sombras na mesma composição, a suave e quente e a definida e fria.
Material de criação: Papel duplex, cola e estilete.
Material da composição: Luz fria obtida de uma lanterna de Led de 2000 lumes e textura inferior da contra capa de um bloco de folhas de canson, sobre um tecido de viscolycra verde.
Câmera Fotográfica: Nikon D90, abertura f/4.8, exposição 1/80s, ISO 200, distância do objeto 600mm
Edição e pós produção: Photoshop CS5 para limpeza de sujeiras de cola na hora da criação do material.
Analise da luz: Luz fria vinda da parte superior esquerda da composição, com foco definido e marcante, a luz ilumina as faces das formas estourando levemente aonde ela está concentrada, fazendo com que perca a definição de detalhes. A luz bate no fundo e rebate para as paredes das formas, iluminando partes antes não alcançáveis.
Analise da sombra: Temos umas sombras diferentes em superfícies que dividem com a luz, tendo partes escuras e vendo seu degrade para a luz. As sombras estão no entorno da composição e nas formas gráficas, notamos uma algumas sombras fortes e definidas como sombras discretas e tímidas sendo suavizadas pelo reflexo das superfícies iluminadas
Material de criação: Papel duplex, cola e estilete.
Material da composição: Luz quente obtida por uma lâmpada de 60 velas envolta em uma cúpula metálica prata, Luz fria obtida de uma lanterna de Led de 2000 lumes e textura inferior de um capacho de porta.
Câmera Fotográfica: Nikon D90, abertura f/6.3, exposição 1/160s, ISO 200, distância do objeto 450mm
Edição e pós produção: Photoshop CS5 para limpeza de sujeiras de cola na hora da criação do material.
Analise da luz. A luz quente vem da parte superior esquerda suavizando a composição com sua cor acolhedora, quente e viva, quase dando vida a composição, já um outro ponto vindo da direita na base da composição ilumina áreas inferiores e mostra detalhes que estariam nas sombras e sem vida.
Analise da sombra: As sombras da luz quente dá para ver perfeitamente sua suavidade e delicadeza, enquanto as sombras obtidas de outra direção vindas da luz fria, notasse o quanto ela é definida, sem delicadeza, a ponto de cortar a parede dos objetos de forma rude.
Material de criação: Papel duplex, cola e estilete.
Material da composição: Luz quente obtida por uma lâmpada de 60 velas envolta em uma cúpula metálica prata, Luz fria obtida de uma lanterna de Led de 2000 lumes e textura inferior de um capacho de porta.
Câmera Fotográfica: Nikon D90, abertura f/6.3, exposição 1/160s, ISO 200, distância do objeto 450mm
Edição e pós produção: Photoshop CS5 para limpeza de sujeiras de cola na hora da criação do material.
Analise da luz: A luz quente superior preencher a superfície plana das formas, já a luz fria clareia sem dó as arestas verticais das formas, deixando claro e azul suas faces.
Analise da sombra: As sombras estão dando maior destaque a luz fria, com suas formas secas e definidas, deixando as sombras da luz quente discretas e sem importância, mesmo presente na composição. Pode-se notar que a luz fria deixa sua marca na composição, com suas sombras definidas, fortes e nítidas, já as sombras da luz quente fica discreta como uma mera coadjuvante da composição.